quinta-feira, 14 de agosto de 2025

EXISTE UMA TEOLOGIA ANGLICANA???

EXISTE UMA TEOLOGIA CARACTERISTICAMENTE ANGLICANA?

Os teólogos anglicanos dizem que não existe uma “teologia anglicana”. Quando afirmam isso, querem dizer com isso que não há um sistema de teologia especificamente anglicano. Em outras palavras, não existe um conteúdo sistematizado de teologia especificamente anglicana.

O *quadrilátero de Chicago-Lambeth*, de 1888, define quatro princípios básicos que permeiam as igrejas da Comunhão Anglicana e outras igrejas anglicanas independentes:


1) As *Escrituras Sagradas do Velho e Novo Testamentos*, “contendo tudo o que é necessário para a salvação”, e regra e padrão de fé.

2) O *Credo dos Apóstolos*, como símbolo batismal; e o *Credo Niceno*, como a declaração suficiente da fé cristã.

3) Os *dois Sacramentos* ordenados por Cristo: *Batismo e Ceia do Senhor* – ministrados com o uso infalível das palavras de Cristo, e dos elementos ordenados por Ele. OBS.: Há outros Sacramentos, não ordenados diretamente por Jesus, mas reconhecidos pela Igreja como tendo caráter sacramental. São eles: a Confirmação, a Penitência, as Ordens Ministeriais, o Matrimônio e a Unção dos Enfermos.

4) O *Episcopado Histórico*, adaptado localmente nos métodos de administração às necessidades variadas das nações e povos chamados por Deus para unidade de Sua Igreja.


Assim, as Igrejas da Comunhão Anglicana (e outras) têm em comum com outras Igrejas históricas as Escrituras, os Credos e os sacramentos. É quase habitual, também, dizermos que, na Comunhão Anglicana, não existe uma Confissão como a de Augsburgo ou outras similares. De fato, não existe. E o que existe é o *Livro de Oração Comum*, que empregamos, ou não, nas nossas diversas celebrações. Aí estão os fundamentais.

A qualificação “anglicana” da teologia não está em seu conteúdo, mas em seu método. O que se pretende ser anglicano está no modo como as Igrejas da Comunhão Anglicana entendem por Evangelho e seu ensino apostólico, como elas adoram o Deus manifesto e conhecido em Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo no Evangelho e nas Escrituras, como elas organizam a vida da Igreja como a Igreja apostólica e como elas entendem a relação entre a Igreja com o passado e entre a Igreja e a sociedade no dado momento. Em tudo isso estão envolvidos as Escrituras, Credos, doutrinas, tradição (memória, experiência da vivência da Igreja pelos séculos) liturgia, sacramentos, pastoral.

 *Fonte: Igreja Anglicana*


Nenhum comentário:

Postar um comentário